OBJETIVOS

Tem como objetivos:
Melhorar a comunicação entre a escola e a família;
Informar a comunidade educativa da legislação em vigor;
Tornar públicas formas de organização, gestão e funcionamento da escola;
Publicar atividades e eventos;
Dar visibilidade aos projetos de escola e das turmas;
Promover a interação entre a escola e a comunidade educativa; Contribuir para um maior envolvimento da comunidade educativa nas atividades e projetos escolares.

domingo, 10 de junho de 2012

Um dia na capital

Foi no dia 25 de maio, pelas 6:30 que nós, as turmas dos 3ºanos (B e C), partimos em direção à capital para visitarmos o Pavilhão do Conhecimento e o Oceanário de Lisboa.
No Pavilhão do Conhecimento, fizemos uma visita guiada e participámos no atelier "O Mar é fixe, mas não é só peixe" e vimos a exposição permanente "Vê, Faz, Aprende".
Apreciámos especialmente esta última atividade, porque realizámos experiências óticas com a água, usando os 5 sentidos e ainda andámos de bicicleta, no ar.
No Oceanário, a visita guiada chamava-se "Volta ao Mundo em 80 minutos". A guia contou muitas curiosidades sobre alguns animais, habitantes do oceanário e apelou para que todos fizessem algo para salvar o Planeta e as suas espécies. Referiu também que estamos a poluir os oceanos, por exemplo, quando atiramos sacos de plástico para o mar, o que pode provocar a morte de tartarugas marinhas, pois elas pensam que aquilo é o seu alimento (as medusas), engolem os sacos plásticos e morrem asfixiadas.
Para além disso, falou-nos do VASCO. O Vasco é uma personagem muito amiga do ambiente e cada uma das letras do seu nome tem um significado: V- VAMOS; A – AJUDAR; S- a SALVAR; C- e CUIDAR; O - dos OCEANOS.
Uma outra notícia desagradável que a guia nos deu foi que as lontras marinhas estão a extinguir-se e que só existe um macho em todo o planeta. Disse-nos também que para se fazer apenas um casaco de pele de lontra, o Homem tem de matar 30 animais.
Também nos informou que o bacalhau necessita de dez (10) anos para se reproduzir e que nós comemos os que são apanhados com 2 e 3 anos de idade, o que significa que daqui a alguns anos também eles se extinguirão.
Ao ouvirmos estas notícias alarmantes percebemos que todos juntos e, individualmente, podemos reagir e informar outras pessoas. Por exemplo, podemos recusar-nos a comprar e a comer peixes pequenos (ainda bebés).
Concluímos a nossa visita ao Oceanário, visitando a exposição temporária sobre as Tartarugas Marinhas. Os aquários são lindíssimos!
E acabámos a nossa visita a Lisboa, saboreando um bom gelado, sentados numa esplanada, gozando da companhia uns dos outros.
Foi um dia inesquecível pelas aprendizagens que fizemos mas também pelo convívio. E adorámos almoçar ao ar livre, junto ao rio Tejo. Foi tudo super interessante!
Escrito por Graça Couto, Profª da turma s3C


Sem comentários:

Enviar um comentário